sexta-feira, 4 de março de 2011

I OFICINA DE FORMAÇÃO POLITICA DOS ESTUDANTES DE BAYEUX



No último sábado, 26 de fevereiro de 2011, um grupo de estudantes realizou na Escola Estadual Álvaro de Carvalho, a I oficina de formação política dos estudantes de Bayeux. O evento foi organizado pela comissão de estudantes que desde 2009 vem se organizando, e que em 2010 vem contando com apoio do Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens Atores/Kellogg gerenciado pela Associação Serviço de Educação Popular/Sedup. Este momento de formação vem acontecendo desde novembro. O evento contou com a participação de professores ligados a Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estudantes universitários, secundaristas, representantes do Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB), ativistas culturais da cidade e do vereador Nino do PT, que a mais de um ano vêm participando das reuniões com total desprendimento e atenção.

A realização da I oficina de formação política faz parte de uma série de outros encontros que serão promovidos pela comissão de estudantes, no intuito de fortalecer a organização política dos mesmos e contribuir na construção da futura Associação de Estudantes de Bayeux – AEBy. Entendemos que os estudantes, residentes nesta cidade, devem participar ativamente das decisões que afetam a categoria, contudo, reconhecemos a importância de não apenas defender as bandeiras desse movimento, mas, fundamentalmente, lutar pela melhoria das condições de vida dos cidadãos que moram em Bayeux e, sobremaneira, diminuir as desigualdades sociais postas pela falsa democracia em que vivemos.

A I oficina de formação política teve como eixos de discussão os seguintes pontos: Como a humanidade vem se organizando estruturalmente para produzir seus meios de subsistência e, os reflexos dessa organização nos âmbitos econômico, social, cultural e político; Qual o papel dos movimentos sociais e das associações nesse contexto de transformações; Como a organização política pode auxiliar no processo de diminuição das desigualdades sociais provocadas pelo modo de produção capitalista.

Nesse sentido, estamos unidos com a proposta de contribuirmos para a realização de uma política de enfrentamento das problemáticas que afetam diretamente os estudantes e, sobretudo, na luta pelo fim das desigualdades sociais, políticas, econômicas e sociais do nosso país e, por conseguinte, da nossa cidade.

Portanto, venham lutar conosco, esse é o espaço no qual podemos dar voz aqueles que são diariamente marginalizados do processo de decisão política. Esperamos por vocês. Estudantes de Bayeux, UNÍ-VOS!

Texto: Jeimison

Nenhum comentário:

Postar um comentário